Perguntas Frenquentes (FAQ)
Existem alguns sinais que indicam a necessidade do tratamento ortodôntico. Além de questões estéticas, como dentes separados ou sobrepostos, características como dificuldade na mastigação e até respiração pela boca podem servir de alerta.
Isso era uma realidade há mais de duas décadas, quando fios pesados e com pouca elasticidade compunham o aparelho dentário. Hoje o aparelho não precisa causar dor para funcionar. Com o avanço tecnológico, dispomos de aparelhos cada vez mais leves e confortáveis, que facilitam os movimentos ortodônticos e trazem excelentes resultados.
Não provoca cáries, mas demanda atenção dobrada em relação à higiene bucal, para evitar a retenção de placas, resíduos alimentares e biofilme (formado pelo acúmulo de bactérias, restos alimentares e outros microrganismos em razão da má higienização). Por isso, é preciso ser criterioso na escovação dos dentes, usar fio dental e fazer bochechos, além de realizar limpeza profilática a cada seis meses no consultório do dentista.
Isso depende do tipo de aparelho ortodôntico que você optou para fazer o tratamento. No caso dos aparelhos convencionais é melhor ficar longe de pão endurecido e torradas, frutos secos, chicletes e outros alimentos que podem danificar o sistema.
Porém, com os alinhadores transparentes, da Invisalign, você não precisa se preocupar. Eles são removíveis, isso te possibilita tirá-los para comer o que quiser e onde quiser.